Eva Luna

"Pensei que enquanto pudéssemos permanecer calados era como se nada se tivesse passado, o que não se nomeia quase não existe, o silêncio vai-o apagando até o fazer desaparecer." Isabel Allende

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Porquê, Porquê?!?!?!?





Estou obcecada com uma conversa que tive ontem num jantar de amigos em que alguém defendia acerrimamente que o Cristo Rei era um icon de Portugal e que não era justo que o Cristo Redentor Brasileiro estivesse nomeado para uma das 7 maravilhas do mundo e o Cristo Rei Português nem sequer ser nomeado para uma das 7 maravilhas de Portugal.

Para além do facto do nosso não ser o original, não estar envolvido pela maior floresta urbana do mundo, estar num monte em Almada (109 m de altura) e não no Corcovado (710 metros de altura ), e ter menos 10 metros de estátua, seguem-se mais algumas razões que me ocorrem:

- É feio!
- É uma cópia fraquinha do Cristo Redentor do Brasil, logo não é um icon Português
- Mais ninguem no mundo reconhece "nacionalidade" Portuguesa ao Cristo Rei
- É um mamarracho à beira de um precipício que apela ao suicido
- É feio
- É um objecto medonho e arquitectónicamente desproporcionado. Do ponto de vista do ordenamento da orla costeira, deveria ser implodido.
- É feio
- Parece uma espécie de polícia sinaleiro do espaço aéreo Português, só atrapalha (qualquer dia leva com uma asa de um avião e depois dizem que é atentado!)
- Há quem diga que é o responsável pelo mau cheiro da cidade de Almada
- É feio!

Fiz-me entender agora N.?!

18 Comentarios:

At 28 fevereiro, 2007 02:08, Blogger Purpurina said...

Até fiquei com pena do Cristo Rei, vá Eva Luna, dá-lhe uma oportunidade...eu acho que ele já deve ter tendinites nos braços, está sempre na mesma posição...

 
At 28 fevereiro, 2007 09:25, Blogger Su said...

ahahahahahahah Parece que apesar de ninguem lhe ligar nenhuma é suposto estar a abençoar Lisboa. E isso até é bom convenhamos : )

 
At 28 fevereiro, 2007 09:45, Anonymous Anónimo said...

Tens argumentos muito fortes! Gostei particularmente do "É um mamarracho à beira de um precipício que apela ao suicido". Será que alguém já teve a ideia brilhante de suicidar-se lá? A queda ainda é grande! :)

 
At 28 fevereiro, 2007 09:47, Blogger Eva Luna said...

Purpurina
Não sou contra o Cristo Rei, apenas acho plausível não estar nomeado para ser uma das 7 maravilhas de Portugal

Su
Essa teoria de abençoar lisboa é o que dizem os católicos, mas na realidade ele só existe pq houve um bispo qq (que não me lembro o nome) que foi passear ao Brasil e viu o Cristo Redentor. Depois achou boa ideia termos um e arranjou a desculpa que era para agradecer a Deus não termos entrado na 2 guerra mundial. Claro que quem pagou esta obra da decada de 60, foram os fieis e olha que foi carota: 18.000 contos!

 
At 28 fevereiro, 2007 09:49, Blogger Eva Luna said...

Prozac
por acaso não sei... mas aposto que as pessoas que se atiram da ponte 25 de Abril são "influenciadas" pelo mono!

 
At 28 fevereiro, 2007 10:36, Blogger Nocas said...

Concordo contigo Eva Luna...É feio!!!

 
At 28 fevereiro, 2007 11:05, Anonymous Anónimo said...

Queridos jovens
Ao ler esta palavras, quer da dona deste espaço, quer dos seus amigos, fico triste por observar a vossa falta de conhecimento.O Cristo Rei é um marco civilizacional do grande país que é Portugal e a sua localização foi escolhida por mim. Escolhia para proteger a cidade capital da nação (actualmente constituída apenas por Portugal e por alguns pedregulhos no meio do oceano Atlântico), com a benção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fico ofendido por essas palavras amargas que não reconhecem a importância deste monumento tão emblemático. Concordo que deveria ser a 1ª maravilha do mundo, tal como eu serei o maior Português de sempre!

 
At 28 fevereiro, 2007 11:09, Blogger Eu Mesmo said...

É o unico Lisboeta que nos recebe com os braços abertos. Isto sem nos conhecer claro.
Ahahahahahahahaah
Tou a brincar.

Não sei o q diga desse senhor, é mais um brasileiro elegal no nosso pais.

 
At 28 fevereiro, 2007 12:01, Blogger marta cs said...

É horrível!

 
At 28 fevereiro, 2007 12:32, Blogger Eva Luna said...

diria mesmo... hummm seboso, assim com gosma... nojento!!!

 
At 28 fevereiro, 2007 13:08, Anonymous Anónimo said...

Bem faço eu que prefiro o Maomé... esse sim... no escurinho da montanha!!!... :)

 
At 28 fevereiro, 2007 16:01, Blogger Purpurina said...

Vocês são todos uns postais, deixem o homem em paz...

 
At 28 fevereiro, 2007 17:40, Anonymous Anónimo said...

este post é particularmente BOM!
se o nosso cristo é feio... epá nem sei bem, é daquelas coisas que ali está. é feio? é bonito? está lá só, acho eu, acaba por ser inócuo, sobretudo se passamos por ele todos os dias, muitas vezes duas ou mais vezes por dia...
mas o nosso não é suposto estar virado para o do brasil(?), agora que não esteja nomeado para uma das maravilhas acho muito bem e concordo contigo que não deve ter nada a ver. digo "deve" porque nunca vi o outro ao vivo e a cores.

 
At 28 fevereiro, 2007 18:37, Blogger Eva Luna said...

Dulcineia
isso é um mito, o de estarem virados um para o outro, até porque (como me explicaram)o nosso está virado para Norte e o deles para Sul...

 
At 28 fevereiro, 2007 20:52, Anonymous Anónimo said...

A maioria dos portugueses em questões culturais são muito ignorantes, e os mouros ainda mais. Se o Cristo Rei fosse um gajo vestido com o equipamento do benfica ou do sporting já era um icon nacional.
Santa ignorancia quando chamam a um estádio de futebol Catedral e não reconhecem uma obra arquitectonica, arrojada para a época, independentemente do proposito com que foi edificada, ou de ser ou não considerada uma das maravilhas de portugal.
Se actualmente não é um icon para as novas gerações, foi-o para muitas outras gerações, que por exemplo deliraram com as primeiras escadas rolantes, tão banais hoje em dia, para aqueles que diariamente as vêm e usam.
Sugiro que façam uma exposição itenerante do Cristo Rei, se tal fosse possivel, através deste país a beira mar plantado, e iriam ver o sucesso que teria. É bem verdade santos à porta não fazem milagres.
Uma questão já subiram ao alto do Cristo Rei? Eu subi, era criança e nunca mais saiu da minha memoria. Por isso o tenho como icon do meu País, feio ou bonito é o Cristo Rei da minha infancia.

 
At 28 fevereiro, 2007 22:28, Blogger Eva Luna said...

César
diz-se " santos da casa não fazem milagres" !
Esta é a beleza da liberdade de expressão: cada um tem a sua opinião e pode manifestá-la livremente! Fico feliz por ti, por teres essa memória de infância guardada num cantinho especial. Eu tb já subi aos pés do Cristo e francamente.... não achei piada nenhuma! Mas claro está, gostos não se discutem! Não é pelo facto de não se gostar do Cristo Rei que se é ignorante... VIVA A LIBERDADE!!!

 
At 01 março, 2007 00:09, Anonymous Anónimo said...

Caro Jovem César
Fiquei muito feliz com as suas sensatas palavras. è bom ver que a juventude continua a apreciar os bons monumentos idealizados por mim e construídos por uns quantos pretos que trouxe das colónias e com o dinheiro que eu dizia que Portugal não tinha. De certeza que Jesus Cristo o abençoa, pois sabe que no seu coração está a sua imagem, ali, nos seus pézinhos, com o vento nos cabelinhos a olhar para lisboa..que saudades..
sim, realmente o cristo rei foi o ícon cultural do meu governo, porque a cultura é a religião Católica!!!
Apenas uma última questão: um dos meus projectos não concretizados iriam ao encontro dos seus desejos: a indepedência dos mouros, ficando o verdadeiro Portugal, dos morcões, católicos e retrógados apenas do Mondego para cima..tinha era que levar o cristo rei para Gaia..foi pena..não tive tempo

 
At 01 março, 2007 10:14, Blogger dulcineia said...

pois eu digo que NÃO PERCEBO PÁ, NÃO PERCEBO!!! PORQUE É QUE O GLORIOSO, SIM O GLORIOSO, O ESTÁDIO DO MAIOR CLUBE DO MUNDO não é uma das maravilhas DO MUNDO... mas pronto, ele há coisas difíceis de explicar :-)

 

Enviar um comentário

<< Home