Eva Luna

"Pensei que enquanto pudéssemos permanecer calados era como se nada se tivesse passado, o que não se nomeia quase não existe, o silêncio vai-o apagando até o fazer desaparecer." Isabel Allende

terça-feira, abril 22, 2008

Um post em bom português

Afinal parece que é agora.
Nem sei se hei de rir ou chorar, a única certeza que tenho é que não vou saber escrever em “bom” português… Isto parece mais um desacordo imposto pelo Brasil, ao qual Portugal baixou as calcinhas (sim porque todos os outros países presentes nesta discussão estiveram apenas de corpo presente). Achava eu que o Brasil falava português com um sotaque e algumas expressões diferentes, como por exemplo os Alentejanos, mas ao que parece o português do Brasil é um idioma. Assim vamos escrever coisas tão estúpidas como: “para” e “para”, “pelo” e “pelo” (para dizer “pára de fazer merda”, “vai para a merda” ou “tenho um pêlo encravado” ou “vou pelo tunel”); coleção, elétrico, autoestrada, minissaia, deem, leem…. e as atrocidades continuam! Entre omissões de acentos, a queda do hífen, do acento de circunflexo, o uso das minúsculas e maiúsculas isto é uma confusão lançada por uns senhores-palhaços-que-não-têm-pilinha-para-brincar-nem-trabalho-com-que-se-ocupar e decidiram assassinar o português. Dizem eles que, aproximando o português escrito do falado, as nossas crianças darão menos erros ortográficos. O que me leva a sugerir mais umas alíneas ao acordo:
- Todos os “Q” deverão ser substituídos por K e até a própria palavra “que” deverá ser substituída na sua totalidade.
- O “porque” é também muito extenso e confunde os professores na correção dos exames, pelo que deve ser abreviado para “pk” ou “pq” (devendo estas duas palavras serem consideradas igualmente corretas)
- É do consenso que o “não” deverá ser substituído simplesmente por “ñ” e o “sim” por “s” e o “também” simplesmente por “tb”
- Palavras como “bué”, “meu”, “minha” e expressões como “curto bué esta cena”, “tás a topar” e “ganda maluko” quando aplicadas num contexto histórico relevante, também deverão ser consideradas corretas.
Agora seremos 204 654 678 pessoas a escrever mal português! Não estou sozinha!!!

PS. teria escrito mais expressões giras se tivesse irmãos mais novos… peço desculpa pela minha falta de vocabulário
PS1 não são erros ortográficos…. vai passar a ser assim… esforcei-me!!!!
PS2 que dirá agora a minha professora primária e a sua palmatória?!

2 Comentarios:

At 05 maio, 2008 10:43, Blogger dulcineia said...

sabes? recuso-me a escrever no novo (bom) português, porque sinto que estou a perder a minha identidade para ganhar a identidade de outros... eu gosto tanto de dizer que tenho cactos (caQUEtos)! :-)

beijinhos

 
At 15 junho, 2008 02:30, Blogger JANUS said...

Pssst... conheço um médico que faz umas proteses mesmo à maneira... Eu estou a habituar-me ao novo modelo, porque as anteriores nao prestavam!!!

Mais dia menos dia... funcionam em pleno!

 

Enviar um comentário

<< Home