Eva Luna

"Pensei que enquanto pudéssemos permanecer calados era como se nada se tivesse passado, o que não se nomeia quase não existe, o silêncio vai-o apagando até o fazer desaparecer." Isabel Allende

quarta-feira, novembro 21, 2007

ELOGIO AO AMOR por Miguel Esteves Cardoso

Quero fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão. Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática. Porque dá jeito. Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado. Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato, por causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria.

Hoje em dia as pessoas fazem contratos pré-nupciais, discutem tudo de antemão, fazem planos e à mínima merdinha entram logo em "diálogo". O amor passou a ser passível de ser combinado. Os amantes tornaram-se sócios. Reúnem-se, discutem problemas, tomam decisões. O amor transformou-se numa variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem. A paixão, que devia ser desmedida, é na medida do possível. O amor tornou-se uma questão prática. O resultado é que as pessoas, em vez de se apaixonarem de verdade, ficam "praticamente" apaixonadas.

Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amor estúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há! Estou farto de conversas, farto de compreensões, farto de conveniências de serviço. Nunca vi namorados tão embrutecidos, tão cobardes e tão comodistas como os de hoje. Incapazes de um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo de ousadia, são uma raça de telefoneiros e capangas de cantina, malta do "Tá! Tudo bem, tudo bem", tomadores de bicas, alcançadores de compromissos, banalidades, borra-botas, matadores do romance, romanticidas.

Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo? O amor é uma coisa, a vida é outra. A vida às vezes mata o amor. A "vidinha" é uma convivência assassina.

O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição. Tem tanto a ver com a vida de cada um como o clima. O amor não se percebe. Não dá para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende. O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser.

O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos.

A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira, o amor não. Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.

22 Comentarios:

At 22 novembro, 2007 11:38, Blogger Purpurina said...

Sim concordo... e como ele próprio diz "O Amor é fodido"

Beijoca amiga querida

 
At 22 novembro, 2007 13:36, Blogger dulcineia said...

este é dos textos mais uindos alguma vez escritos... entre tantos outros, mas é muito bom!

beijos

 
At 22 novembro, 2007 14:22, Blogger gnoveva said...

ler isto dá-me sempre vontade de rir..

 
At 22 novembro, 2007 21:36, Blogger Eva Luna said...

E qd leio... não sei se rio... ou não...

 
At 23 novembro, 2007 18:56, Blogger Maísa said...

Já conhecia o texto.
O miguel estava num óptimo momento de inspiração, deu-lhe um curto circuito e queimou os fusiveis que lhe iluminam a razão, ficou somente com os que iluminam o amor.
Rsrsrsrsrs.
Beijito e bom fim de semana.

 
At 24 novembro, 2007 03:04, Blogger ' Claudjinha said...

LINDO! perfeito. :)

 
At 25 novembro, 2007 01:45, Blogger mirtilov said...

Eu amo.

 
At 26 novembro, 2007 23:43, Blogger Mia said...

Ou l'amour l'amour... belo texto este do MEC.
Quiduxa, muitos jinhos da Mia

 
At 27 novembro, 2007 15:06, Blogger Marsupilantra said...

Quando se ama não se sabe dizer porquê, AMA-SE!!!

 
At 27 novembro, 2007 18:58, Blogger Ricardo said...

Amiga,permite-me enriquecer o teu mundo com um pouco das ideias que guardo no meu ba�.

�O amor � um verbo imposs�vel de conjugar dado que o pret�rito n�o � perfeito, o presente pouco indicativo e o futuro condicional.�


"Amo como ama o amor. N�o conhe�o nenhuma outra raz�o para amar sen�o amar. Que queres que te diga, al�m de que te amo, se o que quero dizer-te � que te amo?
Fernando Pessoa

 
At 27 novembro, 2007 21:22, Blogger Erg said...

Que maçada...

 
At 28 novembro, 2007 17:58, Blogger Nocas said...

O amor é ...algo cada vez mais ausente na nossa vivência

 
At 28 novembro, 2007 17:59, Blogger Nocas said...

Por falar em amor...A MINHA REVISTA?

 
At 03 dezembro, 2007 23:57, Blogger Andreia said...

"O amor não se percebe. Não dá para perceber." (:

 
At 15 dezembro, 2007 16:03, Blogger Vb said...

Beijinho...

 
At 22 dezembro, 2007 08:56, Blogger ' Claudjinha said...

Feliz Natal :)

 
At 23 dezembro, 2007 16:40, Blogger Maísa said...

venho te desejar um santo e feliz natal, repleto de muita saúde , paz e amor.
Beijo meu.

 
At 23 dezembro, 2007 20:38, Blogger S. said...

Feliz Natal :)*

 
At 28 dezembro, 2007 12:12, Blogger B! said...

Recebes-te um prémio que está no meu blog ;) Vê o post de 28 de Dezembro.

 
At 09 janeiro, 2008 17:52, Blogger Ricardo said...

Mas o q é isto?Sem posts ou temas motivantes desde 21NOV07? Será q depois de tanto shot causy, esqueceste o quanto amamos a tua maneira de pensar?

 
At 07 fevereiro, 2008 15:25, Blogger Purpurina said...

QUARESMAAAAAAAAAAAAAAAA

 
At 18 fevereiro, 2008 04:03, Blogger mirtilov said...

sim, paraste pk?

 

Enviar um comentário

<< Home