Eis a questão?!
Que faz parte do imaginário cultural dos Brasileiros não gostarem do Portugueses (assim como nós não gostamos de Espanhóis e os Espanhóis não gostam de nós), não é novidade para ninguem, mas talvez precisem de alguns esclarecimentos culturais…
Falam de nós com desdém e ressentimento e dizem que lhes roubámos o ouro… que por acaso era nosso… porque o próprio Brasil era nosso!! Dizem que só são católicos por causa da nossa evangelização… mas esquecem-se que os “Pais de Santo” e “Iemanjá”, assim como outros cultos católico-pagãos, foram-lhes levados, essencialmente, pelos Africanos… ou seja… NÓS!
Acham que não são caucasianos porque quem levou os negros para lá fomos nós… A verdade é que, se nós não tivéssemos uma certa tendência para misturas, talvez os nativos fossem puros índios e tivessem mais auto-estima. Assim, poderiam ter sido
colonizados por ingleses ou espanhóis. Que, neste ultimo caso, lhes daria todas as probabilidades de possuírem um “ar tão europeu” como por exemplo os Argentinos. (o que seria vantajoso porque deixariam de os odiar. Algo muito benéfico em dias de futebol!).
Gosto de pensar no Brasil como uma segunda casa, sem presunções ou superioridades nacionalistas!
“A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência. A inteligência tem limites, a estupidez não!” Claude Chabrol
9 Comentarios:
Olá! Acho que eles têm um bocado de complexo de superioridade..Consideram-nos um pouco os seus Alentejanos, um bom alvo para piadas…Enfim..é como tudo..Há bons e maus, como nós também!
Beijinho!
acho que é a isso que se chama inconsciente colectivo, que vai passando ao longo dos tempos.
eu pessoalmente gosto de espanhois, brasileiros, ET'S e todos os seres que não me fazem mal*ihihihi*
A namorada do teu amigo não é "os brasileiros", vá... ;)
Eu escrevo
Tu escreves
O Adão não escreve
Nós saímos à noite e falamos
Ele trabalha e fica possuído.
Haja limites.
VIVAM os bloguistas
Cusco
Pois, penso que seja algo cultural... mas é parvo!!!
Andreia
VIVA TODOS!!!!
Rosa
de facto ela não é "os brasileiros"... mas qd estava a escrever este post sobre a conversa ao jantar, e dps de uma pesquisa na net, constatei que era uma opinião partilhada por muito mais gente… continuam a não ser todos… é também um facto!
Ricky
Gosto muito de ti... já te tinha dito?!?!
Beijos
Odeio nacionalismos e adoro brasileiros :) aliás, adoro toda a cultura brasileira! eheh
tive uma colega brasileira que me fez odiar todos os brasileiros que eu conhecia por saber que ela usava a pronúncia para sacar melhores notas que nós que tinhamos que dar o litro na univerdade, mas na realidade na altura da faculdade só a conhecia a ela, não era muito ódio ;-)
ontem almocei com um colega brasileiro por quem nunca tive algum tipo de antipatia gratuita (e nem da otura já agora) e tivemos ali uma hora muito bem passada enquanto ele contava como os brasileiros da regiao dele reagiam quando ele contava que cá come orelha de porco, total laughing!!! mt bom, acho que também deve ter a ver com zonas do brasil, este por exemplo há muito tempo que o ouvi desmarcar-se do brasil que nos chega nas novelas, ele é do sul, chove o tempo todo e não gosta de carnaval... há de tudo, é como cá :-D
Bom ...o que tenho a dizer dos brasileiros...é melhor não dizer...Purpurina, percebes a minha indecisão?! Digo?
Amiga, "nossa que coisa mais linda"... (com sotaque claro)
Noquinhas força... abrasileira-te para aí
Enviar um comentário
<< Home