Eva Luna

"Pensei que enquanto pudéssemos permanecer calados era como se nada se tivesse passado, o que não se nomeia quase não existe, o silêncio vai-o apagando até o fazer desaparecer." Isabel Allende

quarta-feira, agosto 01, 2007



“- Não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda ninguém me cativou (...)
- Que significa "cativar"?
- (...)Significa "criar laços"
- Criar laços?
- Isso mesmo, disse a raposa. Para mim, não passas de um rapazinho em tudo igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu não precisas de mim. Para ti, não passo de uma raposa igual a cem mil raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no mundo. Serei única no mundo para ti.
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor...creio que ela me cativou.(...)
-Cativa-me, por favor, disse a raposa.
-Tenho muito gosto, respondeu o principezinho, mas falta-me tempo. Preciso de descobrir amigos e conhecer muitas coisas.
-Só se conhecem as coisas que se cativam, disse a raposa. Os homens já não têm tempo para tomar conhecimento de nada. Compram coisas feitas aos mercadores. Mas como não existem mercadores de amigos, os homens já não têm amigos.
Se queres um amigo, cativa-me.
-Como é que hei-de fazer? Disse o principezinho.
-Tens que ter muita paciência, respondeu a raposa. Primeiro vais-te sentar a uma pequena distância de mim e não vais dizer nada. As palavras são fontes de desentendimento. E todos os dias sentas-te um bocadinho mais perto de mim(…) Então o Pequeno Príncipe cativou a raposa e depois chegou a hora da partida "Oh!" disse a raposa. "Eu vou chorar"."A culpa é tua", disse o Pequeno Príncipe, "quiseste que eu te cativasse"."Adeus", disse o Pequeno Príncipe."Adeus", disse a raposa. "E agora vou-te contar um segredo: nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas tu não a deves esquecer. És eternamente responsável por aquilo que cativas."

"O principezinho"
Antoine de Saint-Exupéry

1 Comentarios:

At 01 agosto, 2007 13:28, Blogger Ricardo said...

O principezinho, o meu livro de cabeceira. Só como pessoa grande o descobri e percebi q afinal ainda n cresci.
obg por me "cativares". Tens sido melhor q família.

 

Enviar um comentário

<< Home