Eva Luna

"Pensei que enquanto pudéssemos permanecer calados era como se nada se tivesse passado, o que não se nomeia quase não existe, o silêncio vai-o apagando até o fazer desaparecer." Isabel Allende

quinta-feira, outubro 25, 2007

O Sr. do Adeus…

Que personagem, que homem engraçado, estranho e fazedor de sorrisos (pelo menos dos meus). Para quem não sabe, o Sr. do Adeus é um homem, já com alguma idade (70 e picos, segundo consta), que costuma estar na avenida por baixo do estádio do Belenenses todos os dias entre as 19h e as 20h a dizer adeus a quem passa de carro. Veste sobretudo, tem uns óculos de massa preto e cabelo grisalho ondulado, que tenta disfarçar com gel. Está ali, em pé, simplesmente a dizer adeus. Os carros passam, buzinam e com um sorriso acenam e gritam-lhe: “ADDEEUUUUUSSS”. É um amor!
Sempre que posso faço um desvio só para passar por ele e penso sempre… “amanhã paro para o cumprimentar”. Nunca parei, não saberia o que lhe dizer, mas tenho uma vontade enorme!Imagino até diálogos possíveis…
“Olá Sr. do Adeus, eu sou a Eva?!
Só parei para lhe agradecer todos os sorrisos que me proporciona… OBRIGADA!!!”
Já apareceu na televisão, é tema de uma música dos XL FEMME e já foi entrevistado para jornais e revistas.

“João Paulo Serra começa por dizer que não sabe bem porque começou a dizer adeus, mas, a pouco e pouco, interrompendo sempre para acenar, vai desvendando o mistério. Tudo começou há três anos e meio, depois da morte da mãe, com quem vivia. Precisava de se distrair, incomodava-o a ideia de estar sozinho em casa. Um dia, aconteceu. Já reparara que as pessoas o cumprimentavam sem razão, nos centros comerciais e, sem saber como nem porquê, surgiu o primeiro aceno na estrada. Depois veio outro e outro, e o caso virou fenómeno.«No início era só rapaziada nova, mas depois contagiei todo o tipo de gente», explica sem esconder um certo orgulho.»”
Autor desconhecido

Este Sr. já faz parte de Lisboa. Se o quiserem cumprimentar, já sabem, passem no Restelo (a avenida por baixo do estádio de Belenenses) entre as 19h e as 20h, ou então por volta da 23 na zona do Saldanha. Vale a pena!

8 Comentarios:

At 25 outubro, 2007 23:22, Blogger gnoveva said...

é mesmo engraçado! :D

 
At 26 outubro, 2007 17:23, Blogger Rosa said...

Eu "conheço-o" do Saldanha. E respondo-lhe sempre ao adeus! :)

 
At 26 outubro, 2007 17:58, Blogger Maísa said...

EVA, mesmo sem conhecer este senhor já gosto dele.
Quando o vires, dá-lhe um sorriso e um aceno a dobrar, um por mim e outro por ti.
Se tens tanta vontade de falar com o sr adeus, porque não o fazes?
Arranja um tempinho e fá-lo , pois julgo que o senhor irá gostar.
Beijinho

 
At 28 outubro, 2007 16:52, Blogger B! said...

Era tão bom que todas as pessoas fossem assim como este senhor, sempre com um sorriso!

 
At 29 outubro, 2007 19:38, Blogger dulcineia said...

que engraçado, só agora li este post e também eu já o vi uma série de vezes, umas disse adeus outras nem por isso mas é sem dúvida uma das pessoas caricatas de lisboa, que só faz isso, espalhar sorrisos e dizer um adeus que muitas vezes é um até amanhã. a história que ouvi da boca de um táxista tem a ver com uma noiva que fugiu num carro e que por causa disso ele teria ido para a rua despedir-se dela, por isso mesmo, diz adeus a todos os carros, na esperança que num desses carros passe a sua noiva e se despeça.
isto cada um conta a história que quer né? e neste caso o que conta realmente é a boa disposição!

 
At 29 outubro, 2007 22:51, Blogger Eva Luna said...

Dulcineia
A história que o sr. taxista te contou é de facto bonita... talvez mais do que a verdade... mas de facto... não foi bem assim. O João Paulo Serra, deu várias entrevistas para revistas e em nenhuma das entrevistas que li, ele contava essa história. No excerto que transcrevi duma dessas entrevistas explica um bocadinho o pq do adeus.

 
At 29 outubro, 2007 23:37, Blogger Mia said...

O que um Adeus despoleta.
Alegria,conforto, sorrisos, romances. Mas acima de tudo e mais que tudo esse senhor do adeus faz-nos sentir presentes, solidarios, nem que seja pelo gesto. E a ele o sentir-se retribuido, deve dar-lhe imensa felicidade, é pelo menos um pouco do que perdeu, a companhia da mãe, a quem deveria acenar sempre que se despediam.
Um beijinho enorme para o sr. do adeus e outro para ti.
Mia

 
At 06 novembro, 2007 15:53, Blogger ' Claudjinha said...

também podia ser o Velho do Restelo! lol

 

Enviar um comentário

<< Home